Wednesday, June 07, 2006

Acidente no ilhéu

José Calado Alexandre, cabo-de-mar aposentado, a prestar um serviço à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tentava colocar um aviso de zona perigosa junto a uma das golas( grutas verticais)do ilhéu de Vila Franca quando se desiquilibrou e caíu de uma altura de cerca de quinze metros para o interior da gruta. A presença doutras pessoas no ilhéu possibilitou a intervenção dos bombeiros voluntários de Vila Franca que depois duma operação muito difícil, de duas horas a contra relógio pela eminência de subida da maré, conseguiram resgatar o sinistrado.
José Calado Alexandre sofreu vários ferimentos como fractura das pernas, perfuração dum pulmão, tendo-lhe sido retirado o baço. Encontra-se neste momento nos cuidados intensivos mas está fora de perigo.

5 Comments:

Blogger Leonardo Pinheiro said...

"A presença doutras pessoas no ilhéu possibilitou a intervenção dos bombeiros voluntários"...........
Eu diria deste modo : A presença de 2 banhistas que tinham acabado de perder a carreira disponibilizaram um simples télemovel que permitiu o nadador salvador telefonar aos bombeiros. Caso contrário não havia forma de comunicar e uma pessoa corria o risco de perder a vida.
Mas que maneira tão estranha de tratar uma tão simples informação

8:23 PM  
Blogger Mário said...

Eu não tinha conhecimento desse pormenor. Agora pergunto: porque demónio o nadador salvador a prestar serviço numa zona balnear com características tão próprias como aquela não tinha um telemóvel? Ou melhor: porque é que não lhe foi facultado um telemóvel pelos serviços para os quais trabalha?

Vou linkar o teu blog aqui e no Entramula!

4:01 AM  
Blogger Leonardo Pinheiro said...

Pelo que tive conhecimento, a entidade regional (não sei qual) responsável pelo controla de praias e outras zonas balneares decidiu não facultar telemoveis aos nadadores salvadores ao contrário do que havia acontecido em anos anteriores. O próprio nadador salvador do local falou com os bombeiros antes da abertura da época balnear preocupado com a situação, os bombeiros em tom de gozo e gargalhada dizeram algo do género e passo a citar " Vais á ponta do Ilheu e apita em nossa direcção ".
Mais um facto :o próprio Ilheu não possui nenhum material de socorro como por ex: macas,coleiras... etc!!

12:21 PM  
Blogger Mário said...

Ok, Leonardo. A partir das tuas informações vou fazer um post a protestar contra este estado das coisas.
Este é o verdadeiro jornalismo do cidadão que os gurus como Dan Gilmor defendem, ou seja a participação activa dos cidadãos no jornalismo, o que se preconiza como a comunicação social do futuro.

7:12 AM  
Blogger Mário said...

provavelmente dará também uma reportagem no jornal e aqui.

7:13 AM  

Post a Comment

<< Home